Sobre o Projeto BR do MAR

O Governo Federal criou o Programa de Incentivo à Cabotagem, BR do Mar, como projeto de lei ao Congresso Nacional. O projeto já tramita na Câmara em caráter de urgência sob o número PL 4199/2020.

A medida legislativa tem como objetivo aumentar a oferta da cabotagem, incentivar a concorrência, criar novas rotas e reduzir custos. Entre outras metas, o Ministério da Infraestrutura pretende ampliar o volume de contêineres transportados, por ano, de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a 20 pés), para 2 milhões de TEUs, além de ampliar em 40% a capacidade da frota marítima dedicada à cabotagem nos próximos três anos, excluindo as embarcações dedicadas ao transporte de petróleo e derivados.

Para a formulação do programa foram realizadas reuniões com autoridades do governo, usuários, armadores, representantes da construção naval e sindicatos de marítimos.

Curiosidades sobre a cabotagem

O transporte por Cabotagem chega sobretudo a consumir 8 vezes menos combustível para mover a mesma quantidade de carga que outros modais.

O Brasil é um País favorecido para a navegação. São cerca de oito mil quilômetros de costa, mais de 40 mil quilômetros de vias potencialmente navegáveis.

Existem 34 portos, e desse total 8 estão na região Sul, 5 na Norte, 10 na Sudeste e 11 na Nordeste.